Top

Empoderamento Econômico

ICIEGEmpoderamento Econômico

Coordenação do Empoderamento Económico

Crescimento Económico

Acesso ao financiamento, à tecnologia, terra, transportes, comunicações; acesso e promoção de emprego digno e proteção social em todos os setores, com destaque para a economia azul, verde e de transição energética e meio ambiente

Sistema de cuidados

Redução da carga total de trabalho não remunerado (estruturas 1º infância, dependentes e idosos, medidas protecionistas às famílias, masculinidades positivas, com vista à coresponsabilização)

Educação

Educação como fator de eliminação de segregação ocupacional

O Coordenador Estefen Jorge Moreira Martins

Nascido em São Martinho Grande no concelho de Ribeira Grande de Santiago, licenciado em Ciências Empresarias e Organizacionais vertente Contabilidade pela Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde.

Foi coordenador das equipas de trabalho da empresa UNNI; estagiário do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde na Direção de Contas Nacionais e Estatísticas Económicas; Assistente Administrativo e Financeiro na empresa Skytech.

Atualmente coordenador do empoderamento económico do ICIEG.

Projeto de coordenação em curso

  1. Projeto Camões ilha do Fogo “Promoção da autonomia financeira e Emocional mulheres e meninas”.

Descrição sucinta do projeto: Melhorar a autonomia económica das mulheres, através do reforço das suas competências empreendedoras e capacidades de gestão, na criação de um negócio sustentado com vista ao aumento do rendimento gerado pela sua atividade económica. Melhorar a autonomia física das mulheres beneficiárias, através da sensibilização e formação de homens e mulheres das comunidades, bem como de adolescentes sobre estereótipos de género e temáticas ligadas as desigualdades de género (VBG, masculinidade positiva, assédio sexual, etc.).

2. Projeto “Promover o mpoderamento e Autonomia Económica das Mulheres e Jovens”

Descrição sucinta do projeto: Um projeto a nível nacional, com duração de 36 meses, cujo o principal objetivo é contribuir para aumentar o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade ao emprego digno, promovendo atividades geradoras de rendimento e favorecendo o acesso à economia formal, no atual contexto de pandemia da COVID-19.

Este projeto contempla 4 Resultados:

  • Resultado 1): Mulheres e mulheres jovens em situação de vulnerabilidade são treinadas e as habilidades para o acesso ao emprego decente e a empregabilidade são aprimoradas.
  • Resultado 2): Melhoria das condições de acesso ao emprego digno e ao sistema de proteção social dos trabalhadores domésticos.
  • Resultado 3): Fortalecidas as capacidades das associações comunitárias de base para a criação de cooperativas.
  • Resultado 4): A área de empoderamento econômico do ICIEG foi fortalecida.