Notícias

ICIEG capacita beneficiárias do POSER em Achada Porto em matéria de Género e Autoestima

No âmbito da parceria entre o Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e equidade de Género, ICIEG, e o Programa de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, as mulheres

e os jovens da comunidade de Achada Porto no Concelho de Tarrafal de Santiago, receberam uma capacitação em Género e Autoestima.

Assim, a formação teve como objetivo de aumentar o potencial da reflexão individual e coletiva sob...re os comportamentos pessoais e sociais e como estes refletem e reproduzem estereótipos sobre sexo, sexualidade, amor, poder e amizade.

Ademais, estimular o empoderamento, desencadeando processos individuais e grupais de fortalecimento e desenvolvimento das suas capacidades de afirmação pessoal e profissional, e também favorecer o processo de tomada de consciência sobre os seus direitos e capacidades, por forma a permitir que desafiem sentimento de inferioridade e para que sejam capazes de reconhecer e fazer frente as desigualdades de género.

Recorda-se que as formações se enquadram no projeto que está sendo implementado pelo POSER, que consiste na eletrificação de um furo, instalação de uma rede de distribuição de água e instalação de 3 hectares de parcelas agrícolas que vai beneficiar 30 pessoas da comunidade, sendo 27 mulheres e 3 homens.

O objetivo fundamental deste projeto é aumentar a capacidade de resiliência da comunidade de Achada Porto face a situação das Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar através do empoderamento socioeconómico e ambiental, assim como contribuir para melhorar as condições de vida da população rural pobre, pelo facto de ser uma alternativa de vida para as mulheres que vivem da extração de inertes.

Convidamos-lhe que visite e saiba as ações e os projectos do POSER através do link: https://www.facebook.com/Oportunidades-1600397183510592/