Notícias

25 líderes comunitários no município de Santa Cruz reafirmam combate sem tréguas à VBG

O ICIEG viu a importância de reunir todos os lideres associativos do país como cidadãos e cidadãs ativos (as) e responsáveis no combate a essa violência assim como fortalecer

os conhecimentos dos formandos em matéria de género e VGB, com o intuito de torná-los multiplicadores nas suas comunidades, visando prevenir a violência, que, segundo ela, tem acontecido a nível nacional.

A formação, de dois dias, aconteceu nas instalações da Câmara Municipal, para além dos líderes comunitários e associativos, participaram agentes da Polícia Nacional e técnicos da Câmara Municipal.

A formadora Herminalda Silva avançou a que esta acção de formação vai servir de “ferramentas” que possam ser pelos líderes nas suas comunidades, com vista a combater a violência baseada no género (VBG), contribuindo assim para a mudança de mentalidades e comportamentos.

Acrescentou ainda que, neste contexto, a aposta na capacitação dos líderes comunitários “revela-se efectivamente como uma importante estratégia”, capaz de dar resposta à problemática da desigualdade social e à VBG.

Por sua vez, a coordenadora de Promoção Social, Ângela Tavares, considerou a formação de “mais-valia” para o município de Santa Cruz, tendo em conta que assim como a nível nacional, nesta região, “infelizmente”, tem registado casos de VBG e “algum machismo”.

Conforme adiantou, estes líderes vão adquirir “muito conhecimento” nesta acção, que, sublinhou, vai erguer a expectativa e possibilidades de ampliar essas informações perto da comunidade juvenil, para “fazer o bom uso” na prática e, se estiverem numa situação de alguma violência, estarão, de antemão, informados aonde recorrer e qual é o encaminhamento mais correcto.

A formação é realizada em estreita parceria com a Cooperação Espanhola e com alto envolvimento de todas as câmaras municipais e dos técnicos dos Centros de Apoio à Vítima (CAV).

Notícia relacionada: http://www.inforpress.publ.cv/santa-cruz-icieg-promove-for…/