Noticias

Atelier de Socialização e recolha de subsídios: Avaliação do Programa de Reinserção de Homens Argui

Após 5 anos de implementação gradual do Programa de Reinserção de Homens Arguidos

por VBG foi apresentado na semana passada os resultados da avaliação deste programa na cidade da Praia fruto de uma parceria estabelecida entre o ICIEG, a Direção Geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social e a ONU Mulheres.
O programa foi avaliação por três consultores sendo 2 nacionais (Catarina Cardoso, Dionara Anjos) e 1 internacional, (Roberto Amado).
Durante a apresentação os especialistas explicaram que foram utilizados técnicas qualitativas, através da realização de entrevistas com agentes chave na execução do Programa, grupos focais com participantes do Programa e vítimas de VBG e observação de grupos reflexivos nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Boa Vista, Fogo, Brava, Maio e alguns concelhos de Santiago (com pretensão de recolha de dados em todas as comarcas do país até ao fim dos trabalhos).
Para além da apresentação dos resultados provisórios, também se aproveitou o momento para esmiuçar e refletir estas informações assim como o levantamento de subsídios para melhoria do funcionamento do mesmo.
Para a Coordenadora do II PNVBG, Dr. Eveline Nair, “o programa é fundamental para complementar todo o trabalho de combate à VBG. Os objetivos do programa coadunam com o objeto da Lei VBG, não só quanto a promoção da efetivação do princípio da igualdade de género, mas também quanto a prevenção e repressão

do crime de VBG. Além disso, cumpre também com o objetivo geral do II PNVBG, que é de contribuir para a erradicação da VBG e efetivação do princípio da igualdade de género, através da sensibilização, especialmente voltadas para os condenados (apresentando também como uma das suas medidas estratégicas o reforço e ampliação do programa).”