Noticias

Visite a página oficial do Facebook 50 Million African Women Speak Platform

O projeto “50 milhões de mulheres têm uma palavra, 50MWSP" é uma iniciativa do Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, em parceria com a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental,  Cedea_Ecowas , o mercado comum da África Oriental e Austral, COMESA e a Comunidade Da África Oriental, EAC.

A ferramenta tecnológica, disponível via web, está disponível rapidamente ao público. No entanto, uma plataforma que já está recebendo as primeiras informações dos 38 países que fazem parte e foi concebida com uma estratégia de ser um único indicador para suprir as necessidades de informações e orientações das mulheres africanas nos negócios.

Em Cabo Verde, o projeto 50MWSP está sob tutela do ICIEG através de uma coordenadora nacional e uma equipe nacional.

Nesta linha, um trabalho intenso e articulado realizado em um terreno há vários meses em conjunto com uma equipe nacional 50 MWSP composto por ONGS, alguns ministérios, Câmara de Comércio, Câmaras Municipais, Associações Sindicais, organizações da sociedade civil entre outros.

Para Coordenador do Projeto  Dúnia Tavares Duarte Dudu , “Com efeito, os atores envolvidos no grupo país contribuíram com sua maneira no processo de coleta e tratamento de dados, e o nível geral foi atingido ou o objetivo proposto.

Vários contatos foram codificados com meninas e mulheres que empreenderam em diversas áreas, tanto no meio urbano quanto no meio rural.

Também foi feito o levantamento de informações nas diversas instituições e serviços que, em certa medida, contribuem para o empoderamento econômico feminino. Mas, para quem o projeto de fato tem impacto efetivo e efetividade é necessário que uma equipe nacional funcione no seu todo e que todos os itens estejam alinhados, sem esquecer o envolvimento de toda a sociedade cabo-verdiana é imprescindível ”.

Realça-se que a plataforma que apresentará todas as informações dos estados membros do CEDEAO, COMESA E EAC contribuirá para promover ou promover a criação de redes entre as mulheres africanas no geral, permitindo o acesso a informações sobre o funcionamento de todas as ações chaves no empreendedorismo o que contribuirá para libertar o potencial econômico das mulheres e reforçar o empoderamento das mulheres empresárias na África.

Link relacionado:  https://www.youtube.com/watch?v=CAaTA5v1w4o