Noticias

ICIEG E POSER reforçam parceria institucional para empoderar mais mulheres rurais

O ICIEG e a Unidade Coordenadora do Programa de Oportunidades Socioeconômicas Rurais, POSER, reforçam parceria institucional na área de empoderamento económico e igualdade de género.

O protocolo técnico visa reforçar politicas que promovem igualdade oportunidades entre homens e mulheres como pilares essenciais para redução da pobreza, no meio rural....

O ato de assinatura do protocolo técnico aconteceu hoje na sede do Programa POSER e foi feita na presença da missão do FIDA que se encontra em Cabo Verde, chefiada pelo Jean Pascal Kabore, encarregado para Cabo Verde e Mali.

A missão ao FIDA elogiou o trabalho de Cabo Verde em matéria de igualdade de género e recomenda a prosseguir com vista a contribuir para melhorar as condições de vida das mulheres rurais, disponibilizando recursos e ferramentas que possam gerar maior valor e sustentabilidade às atividades desenvolvidas aos benificiários do POSER.

As relações entre as duas instituições estendem-se a mais de uma década, de modo que o POSER tem sido um grande parceiro do ICIEG com enfoque principal na promoção de Igualdade de Género e o empoderamento económico das mulheres como pilares essenciais para redução da pobreza, no meio rural.

Recorda-se que no 2018, no âmbito do Protocolo com o POSER, as atividades foram executadas em três eixos.

Eixo I: Economia Produtiva, cerca de 150 pessoas foram capacitados em Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios, sendo 26 de S. Nicolau, 47 de Santo Antão, e 18 de S. Vicente e perto de setenta da ilha do fogo (Mosteiros, S. Felipe e Santa Catarina). Além disso também foram realizadas visitas de seguimento na ilha de Santo Antão e aplicado uma ficha de controlo, ou caderno de registro permitindo os beneficiários conhecer seus custos e a situação financeiro da empresa\negócio.

No Eixo II Reforço institucional para integração da abordagem de género no POSER, realizou-se formação e sensibilização para promover a igualdade de género, o empoderamento das mulheres e dos jovens através do trabalho da autoestima. As ações iniciaram na ilha de Santiago e já aconteceram nas localidades de Achada Bel Bel, Saltos, Achada Tenda, e Rbª Grande de Santiago. Abrangeram até então cerca de uma centena de beneficiários.

No Eixo III Participação nas Esferas de Tomada de Decisão, foram realizadas ações de sensibilização junto das CRPs e ACDs com vista a uma maior participação das mulheres e jovens nas eleições para os órgãos eletivos para uma participação equitativa de género. Mobilizou-se as mulheres rurias no sentido de se autonimizarem e assumiram a liderança será uma mais valia para o reforço de competências e autonomia económica e social. Foi assinao um contrato com a OMCV e a MORABI as atividades iniciaram em dezembro de 2018 e ainda estão em curso.

#Oportunidade
#HomensMulheres
#ErradicaçãoDaPobreza
#ICIEG/POSER

Ver mais