Noticias

ICIEG distinguido Prémio Campeão da Liberdade e da Igualdade em prol dos direitos humanos das pessoas LGBTI

 ICIEG distinguido Prémio Campeão da Liberdade e da Igualdade em prol dos direitos humanos das pessoas LGBTI

No âmbito da comemoração do dia 17 de Maio “Dia Internacional da Luta contra a LGBT fobia”, a Associação LGBTI-Praia atribui Prémio” Campeão da Liberdade e da Igualdade “ ao Instituto Cabo-Verdiano para a Igualdade e Equidade do Género, por todo trabalho realizado m prol dos direitos humanos das pessoas LGBTI.

Segundo a Associação LGBTI da Praia, o Insituto tem contribuído para a sensibilização e promoção de ações a nível nacional com vista à eliminação de discriminação com base na identidade de género, e da orientação sexual.

Recorde-se que o ICIEG tem vindo a promover intensas campanhas sobre os direitos LGBTI junto da sociedade cabo-verdiana, nomeadamente escolas e universidades. Pela primeira vez, a temática foi levada as comunidades rurais. A ideia é não deixar ninguém para trás e promover uma sociedade livre de preconceitos.

Estas ações vem sendo realizadas pelo ICIEG e parceiros, como é o caso da Associação LGBTI da Praia, na defesa de causas como a luta pela eliminação dos preconceitos homofóbicos e transfóbicos enraizados na sociedade e que acabam por provocar discriminação social, económica e institucional sobre a população LGBTI de Cabo Verde.

Realça-se que no último ano o instituto implementou um projeto Projeto “Educando pela diversidade afetiva e sexual: LGBTI Advocacy” em que foram realizadas ações de sensibilização nos diferentes concelhos da ilha de Santiago, onde participaram 149 pessoas, sendo 6 7 homens e 82 mulheres.

O ICIEG informa ainda que no âmbito do COVID-19 subscreveu a declaração do ERC sobre COVID-19 para a proteção e defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTI, tendo em conta que as medidas de confinamento que também podem levar ao aumento da violência doméstica motivada pela orientação sexual e identidade de género. ( documento em anexo).

O ICIEG reitera aqui a sua profunda convicção e reconhece que essa luta é de toda a sociedade, pois assenta-se nos princípios de igualdade e não discriminação.

Link TCV: http://videos.sapo.pt/Oi2aSLUKvPROQlEhQ3sJ?jwsource=cl&fbclid=IwAR315YB51sF2cMs5TvtxsYmBUlYKIWx2w7FsuHxS1-No68g4VZt7iWhfH-A

#IgualdadeéDiversidade
#Dia_Internacional_de_Luta_Contra_Homofobia
#ICIEG
#LGBT