Noticias

Técnicos de saúde são alvos de capacitação na abordagem dos casos de VBG

Técnicos de saúde são alvos de capacitação na abordagem dos casos de VBG

A sessão de abertura aconteceu esta manhã e foi presidida pelo Diretor Nacional Saúde, Artur Correia na presença do Representante do UNFPA, Opia Kumah e da presidente do Instituto da Igualdade e Equidade de Género, Rosana Almeida

Durante a abertura da ação a presidente do ICIEG, explicou que no combate à VBG, é fundamental garantir a capacitação dos profissionais de saúde na abordagem dos casos de VBG, com foco na prevenção, detenção precoce e denuncia dos casos, informação, atendimento, encaminhamento adequado e apoio psicossocial.

Ainda frisou que “a lei VBG atribui responsabilidades comuns e específicas a vários sectores públicos, como o Ministério da Administração Interna, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde, dentre outros, e para que a lei se torne realmente efectiva é fundamental o trabalho em conjunto, em sintonia, de forma harmonizada e célere”.

O instituto entende que há necessidade de formação de forma permanente nos funcionamentos institucionais e na organização dos serviços, por forma a coadunar as estratégias de combate a VBG.

Dado ao contexto actual da COVID-19, a formação é realizada de forma virtual (via videoconferência), com facilitação dos técnicos do PNSSR-DNS, do ICIEG e da Delegacia de Saúde da Praia.

A iniciativa é promovida pelo Programa Nacional de Saúde Reprodutiva da Direção Nacional de Saúde/MS, em parceria com o ICIEG e o UNFPA.