Noticias

ICIEG debate "Cultura da Paz e não Violência no Contexto

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, ICIEG, realizou no último dia 9 de dezembro na cidade da Praia

a CONFERÊNCIA "CULTURA DA PAZ E NÃO VIOLÊNCIA NO CONTEXTO FAMILIAR".
Num momento em que Cabo Verde atravessa uma fase em que a violência é a segunda preocupação dos cabo-verdianos ficando somente atrás da questão do emprego por parte das famílias. Os números informam que existem altos níveis de violência contra as pessoas e contra o património. Dados da polícia nacional revelam que se registaram um total de 11.604 ocorrências no país relacionados com a Violência Baseada no Género do ano 2011 a esta data.
A abertura da conferência esteve na responsabilidade do poeta Adelino Barros, recitando uma poesia intitulado “Um gota” com as Letras da Paz e depois da poesia seguiu-se para os pronunciamentos oficiais.

Entre as autoridades presentes na abertura da Conferência, esteve a Presidente do ICIEG, Rosana Almeida, o Cardeal Dom Arlindo Furtado, o Superintendente David Araújo, a Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, Zaida Morais de Freitas, o Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Donald L. Heflin, e a a Coordenadora das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson-Golinski.
Abriu- se o debate com a soltura de duas pombas no pátio presidencial simbolizando a necessidade de cultivarmos dentro dos nossos lares a paz que tanto imploramos e desejamos.
Os participantes retornaram à Sala Beijing, para a conferência em que os conferencistas o Cardeal Dom Arlindo Furtado, e o Superintendente David Araújo, puderam exemplificar como é que as duas maiores congregações religiosas têm trabalhado para criar a paz entre os membros das duas confeções religiosas.
Após a explanação dos conferencistas s abriu-se o caminho para o debate em que o público presente partilhou as ideias e contributos que subsidiarão os planos de ação no combate a violência no contexto familiar.

Praia, 11 de dezembro de 2017