Noticias

ICIEG aposta na integração da igualdade de género nos cursos de formação profissional e na capacitação dos formadores dos centros de emprego do país

Começa amanhã, em formato digital, a formação de formadores em Igualdade de género destinado aos técnicos do IEFP, do ICIEG, da UC-SNQ e da DGEFPEP. A sessão de abertura acontecerá às 9:00 e é co-presidida pelo ICIEG,  IEFP e Programa Emprego e Empregabilidade. 

Esta ação é o resultado de uma estratagia já montada pelo ICIEG e que visa promover a igualdade de género no mercado de trabalho, via formação profissional.

Para alcançar esta meta, o ICIEG assinou um protocolo com o IEFP em 2017 em que o instituto assume a responsabilidade de formar e capacitar os técnicos do IEFP na área e género para que possam paulatinamente trabalhar para a integração efectiva na igualdade de género nos currículos de formação profissional.

Asssim com o apoio do programa emprego e empregabilidade (CVE/81) as duas instituições vão trabalhar para reforçar as capacidades dos actores na formação profissional em matéria da igualdade de género, integrar a temática da formação profissional em Cabo Verde, desenvolver ferramentas para a integração do género na formação profissional para que sejam adaptadas à realidade de Cabo Verde.

A montagem do currículo sobre Igualdade de genero na formação profissional irá beneficiar ainda o Centro de Energias Renováveis CERMI, Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde EHTCV e  Direção Geral do Emprego e Formação Profissional DEGEFP.

As ações e formação serão ministradas virtualmente, dado às  regras impostas por causa da pandemia convid-19 e será ministrada pela especialista de género, Dra. Dionara Anjos.